Flash Letras

terça-feira, 1 de junho de 2010

O que é um curso de letras




Um curso de Letras é o lugar onde se aprende a reflectir sobre os factos linguísticos e literários, analisando-os, descrevendo-os e explicando-os.
A análise, a descrição e a explicação do facto linguístico e literário não podem ser feitas de maneira empírica, mas devem pressupor reflexão crítica bem fundamentada teoricamente. Por isso, um curso de Letras tem dois módulos, que se delinearam claramente, ao longo da história da constituição dos estudos da linguagem; um tem por objecto o estudo dos mecanismos da linguagem humana por meio do exame das diferentes línguas faladas pelo homem; e o outro tem por finalidade a compreensão do facto linguístico singular que é a literatura. Embora claramente distintos, esses dois módulos mantêm relações muito estreitas. De um lado, um literato não pode voltar as costas para os estudos linguísticos, porque a literatura é um facto de linguagem; de outro, não pode o linguista ignorar a literatura, porque ela é a arte que se expressa pela palavra; é ela que trabalha a língua em todas as suas possibilidades e nela condensam-se as maneiras de ver, de pensar e de sentir de uma dada formação social numa determinada época.
Os dois módulos mencionados centram-se em duas disciplinas que, num currículo orgânico, têm a finalidade de fornecer o arcabouço teórico para o estudo das diferentes línguas e literaturas; a Linguística e a Teoria da Literatura. Assim, o primeiro módulo organizar-se-a com Linguística e as línguas. O segundo módulo conteria Teoria Literária e as literaturas.
Um currículo é a seleção de uma série de conteúdos com vistas a alcançar determinados objectivos. Evidentemente, num curso de letras, não se pode estudar tudo. O que se deve escolher? Pensamos que um iniciante na Linguística precisa saber o que é a ciência da linguagem, saber que há outras formas de estudar as línguas, que vão além do prescritivismo que hoje invade os meios de comunicação, saber que a Linguística pretende descrever e explicar os fenômenos linguísticos; conhecer como se processa a comunicação humana; perceber que as línguas não são nomenclaturas, mas formas de categorizar o mundo; conhecer os cinco principais objectos teóricos criados pela ciência da linguagem nos séculos XIX e XX: a langue, a competência, a variação, a mudança e o uso; aprender os rudimentos da análise Linguística, em seus diferentes níveis, o fonético, o fonológico, o morfológico, o sintático, o semântico, o pragmático e o discursivo. Em suma, o que se pretende num curso de Letras é que o estudante se aproprie de conceitos, para que possa operar, de maneira científica, com os factos da língua. O que se deseja é que ele vá além do senso comum na observação dos fenômenos linguísticos e comece a ter uma posição investigativa diante da linguagem humana.


Por: Adelino João Mavinga

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que artigo mais rico!

Caro Sr. Zau:

A sua contribuição sobre a matéria em causa toca, em profundidade, aos
dois do saber a que se refere.